Essa é realmente a chave para a nova mentalidade de marca e marketing – o reconhecimento de que construir uma marca, seja pessoal, de equipe ou de negócios, é o resultado de um fluxo constante e contínuo de pequenos esforços consistentes, não uma série de empurrões gigantescos.
Como consultor de branding e marketing, observei três mudanças específicas em meu campo que todo empreendedor e executivo precisa conhecer.
Mudança 1: dos poucos sortudos aos muitos persistentes
A mídia social nivelou o campo de jogo e tornou obsoleta a mentalidade antiga, que favoreceu os poucos sortudos. Em outras palavras, se você tivesse a sorte de ser escrito no The Wall Street Journal ou no The New York Times (ou aparecer na Oprah ), você se mudaria para o topo da prensa e se consideraria tendo chegado. Esse foi o modelo antigo.
Hoje, as empresas que são consistentes em suas marcas estão obtendo relações públicas, novidades e atenção. Não é preciso um plano de marketing grande e complicado, mas requer uma abordagem persistente à promoção.
Considere o mundo do marketing de livros. No passado, quando um autor assinava um contrato de livro, um editor fazia todo o trabalho para promover o livro. Os autores de maior perfil (os poucos sortudos) obtiveram o maior apoio de RP da editora, e o maior grupo de peixes menores recebeu apenas um mês ou dois de suporte mínimo de RP.
Hoje, muitos autores, independentemente de seus livros serem auto-publicados ou publicados tradicionalmente, assumiram a promoção de livros com o apoio de empresas de RP, webmasters, serviços on-line e consultores de marketing e branding. A campanha média autogerenciada pode ser feita com um orçamento de US $ 12.000 em vez de US $ 20.000, e a janela para promoção cresceu de alguns meses para alguns anos (ou mais) para livros cujos tópicos são de natureza perene. A promoção de livros não é mais uma corrida ganha pelos poucos sortudos, mas uma maratona conquistada pelos muitos persistentes – e a um custo menor.
O mesmo vale para pequenas empresas e empreendedores. Aqueles que estão se tornando onipresentes em seus campos através do uso consistente de marketing de conteúdo, RP, fala e outras estratégias de construção de marca estão sendo notados como os líderes de pensamento em suas indústrias.
Mudança 2: do Big Stick para Small e Targeted
Hoje em dia, o sucesso não depende de alguns sucessos interessantes para um grande público, mas de centenas ou milhares de clientes menores direcionados apenas aos usuários certos para sua marca. Para muitos empreendedores, especialistas e executivos, é difícil sair do velho paradigma, já que o fascínio dos meios de comunicação mais populares, maiores e mais conhecidos está tão profundamente arraigado. Mas encontrar o público certo (pequeno e direcionado) em vez de ir para aquele com o maior número de espectadores (o grande bastão) pode fazer toda a diferença.
Seja honesto. Se eu te perguntasse qual você prefere, um pin popular no Pinterest ou uma aparição no programa Today , qual você escolheria? Eu coloquei esta questão para milhares de pessoas em meus discursos principais, e a grande maioria levanta suas mãos para o Today . É perfeitamente compreensível, mas nem sempre a resposta certa.
Um dos meus exemplos favoritos é a empreendedora Holly Xerri, proprietária do negócio de varejo on-line Camibands. Em agosto de 2011, foi oferecida a Xerri a oportunidade de aparecer no Today para discutir sua criação de vestuário, o Camiband – um extensor de guarda-roupa para uso múltiplo para mulheres que funciona como cobertura de clivagem, entre outras coisas.
O resultado da aparição de Xerri no programa foi de 3.500 acessos ao seu site e um influxo de pedidos. Em dezembro daquele mesmo ano, uma enorme enxurrada de pedidos veio de repente. Xerri verificou e viu que tinha recebido 40.000 acessos ao seu site durante um período de quatro dias. A origem desses hits, de acordo com o Google Analytics? Usuários no Pinterest que fixaram imagens do Camiband encontradas em seu site.
A marca de Xerri foi ajudada por estar no Today , mas se tornou viral por meio do Pinterest – um site de mídia social que representa seu público exato. Oitenta por cento dos usuários do Pinterest são mulheres entre 25 e 54 anos. De acordo com uma análise do Shopify, os clientes do Pinterest gastam em média US $ 80 com cada pedido, o dobro dos clientes do Twitter e do Facebook. Pode ser um público menor que o Today , mas para Xerri isso causou um impacto maior.
Eu não estou dizendo que é uma coisa ruim para ser reservado em um grande meio de comunicação. Apenas não cometa o erro de pensar:
- É tudo que você precisa fazer.
- É o único caminho a percorrer.
- Isso sempre produzirá os melhores resultados.
Mudança 3: de um sprint para uma maratona
Comunicados de imprensa, mídias sociais, blogs e outras atividades de marketing de conteúdo e desenvolvimento de negócios – on-line e off-off – são sobre o processo persistente e contínuo (uma maratona) de construir uma plataforma, criar credibilidade e aumentar o número de pessoas canalizar para o seu potencial cliente ou rede. Eles não são sobre uma corrida rápida em direção a um resultado de curto prazo.
Converter as pessoas que você canalizou para seus clientes, fãs ou conexões pode levar semanas, meses ou anos, mas essa nova mentalidade leva você a estratégias que manterão esse pipeline completo. Em suma, você precisa iniciar e manter um monte de pequenos incêndios para manter sua marca quente. Aqui está um exemplo do meu próprio negócio.
Anos atrás eu escrevi um artigo de marketing para a minha coluna no The Huffington Post . Não recebi nada para escrevê-lo e nem me lembro do tópico específico. Independentemente disso, recebi um email de uma leitora dizendo que ela gostou do post e pensei que eu deveria me conectar com um media trainer chamado Susan Harrow.
Na época, eu não tinha ideia de quem era Susan, então eu pesquisei no Google. Nós parecíamos ter algum cruzamento profissional, e ela parecia interessante o suficiente, então eu enviei-lhe um convite do LinkedIn. Ela aceitou e me enviou uma mensagem direta dizendo: “Eu olhei para o seu site e adorei a vibração. Vamos marcar um horário para conversar por telefone.
Uma semana depois, estávamos ao telefone e descobrimos que moramos na mesma cidade – a uns dez minutos um do outro. Aproveitando a geografia, decidimos nos encontrar para o almoço. Durante o almoço, conversamos sobre nossas semelhanças pessoais e de trabalho. No final da refeição, Susan olhou para mim e disse: “Vamos pedir a sobremesa”. Foi quando eu soube que seríamos amigos para a vida toda.
Cerca de um mês depois, Susan me enviou uma indicação de cliente. Foi um pequeno projeto de estratégia de marca no valor de US $ 3.500. Alguns meses depois, esse cliente me ligou dizendo que tinha um fornecedor que estava procurando o tipo de trabalho que eu fazia. Isso resultou em uma estratégia de marca de seis meses e um projeto de implementação com um preço de US $ 30.000. Por um período de dois anos, acompanhei todos os negócios que chegaram até mim por meio do encaminhamento de Susan e do encaminhamento de sua indicação. Na última contagem, era de US $ 150.000.
Meu ponto é, estamos tão ocupados tentando medir o retorno imediato que temos das atividades de branding (seja mídia social ou falando em uma conferência) que estamos perdendo o impacto de longo prazo dessas ações. Quando eu escrevi aquele pequeno post no blog (de graça), eu não sabia onde isso levaria. Eu não esperava que isso fizesse algo além de aumentar minha credibilidade. Em última análise, isso não apenas levou aos negócios, mas até hoje, Susan é uma das minhas melhores amigas e colegas – e isso é inestimável.
Caso necessite de uma ajuda com sua marca, entre em contato agora mesmo com a Empire Digital.
O post 3 turnos para tornar sua marca eficaz apareceu primeiro em EMPIRE DIGITAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário