Quer aprender algumas maneiras interessantes de atrair mais clientes para sua empresa? Você está prestes a descobrir algumas estratégias interessantes e baratas!
Como as empresas ganham dinheiro? É simples; eles vendem produtos ou serviços para pessoas (clientes) com lucro.
Não importa quão grande seja seu produto ou serviço, sua empresa não ganhará dinheiro a menos que os clientes estejam dispostos a comprá-los. Nenhum cliente, nenhum negócio. Período!
No entanto, a maioria das pequenas empresas experimenta tempos difíceis ou não, porque os clientes não querem comprar seus produtos, mas porque os clientes nem sequer conhecem seus produtos / serviços existem em primeiro lugar.
Para muitas pequenas empresas, marketing e publicidade são um problema enorme. Este artigo analisa 10 maneiras simples, baratas e altamente eficazes que as pequenas empresas podem comercializar e anunciar seus produtos e serviços. Se isso tem sido um desafio para o seu negócio, você certamente aprenderá muito com este artigo.
Marketing e publicidade é um grande problema para muitas pequenas empresas…
Para muitas pequenas empresas, o custo é uma grande barreira quando se trata de marketing e publicidade.
Muitos dos métodos populares que conhecemos (como rádio, TV, revistas e jornais) costumam ser caros demais para as pequenas empresas.
Em um mundo onde um espaço publicitário de 30 segundos no rádio e na televisão pode custar centenas de dólares, é difícil para as pequenas empresas lidar com isso. É por isso que grandes empresas com orçamentos de propaganda e marketing que chegam a milhares e milhões de dólares dominam os outdoors, jornais, revistas, rádio e televisão.
Como a maioria das pequenas empresas não consegue encontrar os clientes que precisam para permanecer no negócio, muitas pequenas empresas morrem de fome e morrem porque não conseguem vender produtos e serviços suficientes.
Apesar dessas dificuldades, como ainda há algumas empresas que começam muito pequenas, mas conseguem atrair clientes suficientes para permanecer no negócio?
Minha pesquisa mostrou que essas empresas e empreendedores inteligentes usam vários métodos que muitos de nós aprendemos a ignorar. Alguns deles são incrivelmente simples e não lhe custarão nada. Alguns dos outros vão te custar um pouco, mas não o suficiente para abrir um buraco no seu bolso.
Graças à internet, agora existem mais opções de publicidade gratuitas, baratas e interessantes para pequenas empresas.
Embora alguns dos métodos que compartilharei com você em breve possam funcionar muito bem quando usados sozinhos, recomendamos que você combine métodos diferentes para obter os melhores resultados. Aqui estão as dez principais maneiras de encontrar novos e mais clientes para sua pequena empresa.
# 1 – boca a boca sempre funciona!
Esta é definitivamente a forma mais antiga de marketing e publicidade utilizada pelas empresas desde o início do mundo. Embora possa trazer resultados mais lentos do que o rádio ou a televisão, ainda funciona muito bem.
Como as pessoas estão cada vez mais desconfiadas da publicidade paga, ainda acho que o boca-a-boca continua sendo um dos métodos mais confiáveis do mundo atualmente.
Quando um cliente está feliz e satisfeito com um produto ou serviço, há uma tendência humana natural de compartilhar a experiência com pessoas em seu círculo de confiança e influência – família, amigos, colegas, vizinhos e, às vezes, estranhos.
Um cliente satisfeito é uma das ferramentas de marketing e publicidade mais eficazes que uma pequena empresa pode ter.
Clientes satisfeitos tornam-se soldados de infantaria, evangelistas e defensores do seu negócio. É incrível como muitos de seus clientes satisfeitos farão todo o possível para promover, convencer, proteger e defender seus negócios do lado de fora.
O boca-a-boca é tão eficaz e poderoso que muitas empresas de sucesso dependem exclusivamente desse método para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. Empresas de marketing de rede são um bom exemplo.
Então, como exatamente sua pequena empresa pode cultivar um exército de clientes apaixonados que usarão a propaganda boca-a-boca para sua vantagem?
Bem, tenho algumas ideias.
- O primeiro e mais importante passo é vender um produto ou serviço que realmente funcione e ofereça grande valor a quem os usa . Se um produto ou serviço cumprir sua promessa e fizer mais do que diz, é um vencedor!
A maioria das pessoas compra produtos ou serviços para resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. Nada deixará o cliente mais feliz e satisfeito do que deixar um produto que faz com que um problema muito desafiador desapareça. Eles gritarão seu nome dos topos das montanhas!
- Ótima experiência do cliente . Na maioria das vezes, não importa o tamanho da sua concorrência. Você pode desenvolver um negócio de sucesso em um ótimo atendimento ao cliente.
As pessoas gostam de comprar produtos e serviços de empresas que os tratam com respeito. As pessoas gostam de receber atenção e ser bem tratadas e sempre voltarão a desfrutar dessa bela experiência novamente.
Não se esqueça, os clientes gastam seu dinheiro suado em seus produtos. Você não acha que eles merecem um grande “obrigado” com um sorriso largo no rosto? As pessoas dificilmente esquecem uma ótima experiência do cliente e terão prazer em contar a outras pessoas sobre isso.
- Dê aos seus clientes uma razão para anunciar e comercializar seus negócios . Às vezes, a propaganda boca a boca não vem automaticamente; você tem que incentivar, motivar ou incentivar seus clientes a fazer isso por você.
Inicie um programa de indicação ou recompensa para seus clientes existentes. Quanto mais pessoas se referirem a você, mais produtos, serviços e descontos gratuitos eles terão. A recompensa deve ser grande o suficiente para despertar seu interesse e fazê-los agir. É um método ganha-ganha que sempre funciona.
Certa vez, ajudei uma amiga minha a criar um programa de lealdade e encaminhamento para seus negócios de barbearia e salão de beleza .
O modo como funciona é simples. Todos os clientes existentes foram registrados e receberam um código único. Sempre que gastam dinheiro na loja, aumenta o valor total que gastaram até hoje. Se esse total atingir um certo nível, eles recebem determinados descontos para todos os serviços pelos quais pagam.
Havia quatro níveis (Bronze, Prata, Ouro e Platina) com recompensas crescentes. Os resultados foram incríveis! Quase todos os clientes estavam se referindo a sua família, amigos, vizinhos e totalmente estranhos ao salão para gastar dinheiro com seu código, aumentando assim seus totais e fazendo com que atingissem os níveis Ouro e Platina mais rapidamente.
# 2 – ‘Free’ funciona como mágica!
Todo mundo adora coisas grátis.
Distribuir gratuitamente alguns dos seus produtos e serviços faz três coisas muito positivas e interessantes para a sua pequena empresa:
Primeiro, permite que as pessoas saibam que você existe.
Em segundo lugar, dá-lhe a oportunidade de provar o valor do seu produto ou serviço e mostrar que realmente funciona.
Terceiro, ele oferece aos seus futuros clientes uma maneira livre de riscos de experimentar seus produtos ou serviços sem gastar dinheiro nenhum. E se os clientes encontrarem valor em seus produtos ou serviços, estarão dispostos a pagar por isso.
Digamos que George queira iniciar uma barbearia em sua vizinhança e esteja procurando uma maneira simples, barata e eficaz de anunciar e alavancar sua nova pequena empresa.
Ele decide colocar uma placa na frente de sua barbearia que diz: ‘Cortes de cabelo grátis. First 20 People Only ‘ . Isso parece um sinal que definitivamente vai chamar muita atenção, certo?
Esse é o poder do livre!
Qualquer um que entrar em sua loja para um corte de cabelo gratuito e adorar o serviço terá todo o prazer em voltar na próxima vez para pagar por ele e provavelmente vai contar a seus amigos, colegas e vizinhos sobre a nova barbearia ‘legal’ na estrada.
A maioria das pessoas tem uma fraqueza pela palavra “livre”. Em suas mentes, é outra oportunidade de aproveitar ou usar algo sem gastar dinheiro.
Os clientes amam ‘grátis’ porque não têm nada a perder; eles apenas se sentam, relaxam e desfrutam do serviço ou produto sem qualquer risco. Ao atraí-los para o seu negócio, você lhes dá a chance de ver e experimentar algo que teria ficado totalmente escondido deles se você não abrisse sua porta.
No entanto, você deve se certificar de que o material gratuito não durará para sempre. Desde o início, determine o número de pessoas que aproveitarão o material gratuito ou quantos dias a promoção durará. Nem todo mundo deveria pegar coisas de graça; é o elemento de escassez que o torna muito atraente.
# 3 – Oferecer descontos e ofertas
Assim como coisas grátis, descontos e promoções funcionam bem também. Eles são outra forma criativa e barata de atrair mais clientes para sua empresa.
As pessoas costumam ver descontos e ofertas como uma grande oportunidade para economizar dinheiro e desfrutar de um produto ou serviço por muito menos.
Na verdade, descontos e ofertas geralmente influenciam os clientes a comprar mais produtos ou serviços do que o planejado inicialmente. Eles adoram “aproveitar a oportunidade” porque os mesmos produtos podem não ser tão baratos amanhã. (crédito da foto: blog.mixedchicks.net)
Oferecer ofertas e descontos também é uma forma poderosa de divulgar sua marca. Agora há alguns sites de negócios na África que anunciam ótimas ofertas para clientes famintos de negócios diariamente.
Tome DealDey da Nigéria, por exemplo. Todos os dias, anuncia ofertas de dar água na boca de várias pequenas empresas em várias cidades da Nigéria. Por uma pequena taxa, as pequenas empresas podem alcançar milhares de potenciais clientes através dos bons descontos e ofertas que oferecem e sites como o DealDey oferecem uma excelente plataforma para o fazer.
# 4 – iniciar um concurso
Todo mundo adora vencer. Não é sempre apenas sobre o prêmio que você ganha, é a emoção de ter sorte ou bater em outras pessoas.
Chame de “ego” ou o que você quiser, mas sempre funciona.
Digamos que você esteja no negócio de casamentos e venda vestidos de noiva, acessórios para noivas e outras coisas para jovens que estão planejando um casamento.
Vamos também dizer que você começa um concurso interessante e os prêmios incluem um vestido de noiva de designer ou uma viagem de lua de mel totalmente patrocinada para um resort local. Para entrar neste concurso, todos os casais terão que fazer é enviar um poema romântico sobre como eles se conheceram .
Você pode imaginar o tipo de buzz que isso pode criar para sua pequena empresa?
Para espalhar a palavra sobre o concurso, você poderia usar o boca a boca e as mídias sociais como o Facebook (vamos falar sobre isso um pouco mais tarde). Casais em potencial começarão a falar sobre o concurso e criarão atenção e atenção gratuitas para você.
Mesmo que muitos deles não ganhem o grande prêmio, eles ainda estarão interessados em saber mais sobre seus produtos e serviços.
Contudo, uma palavra de cautela. Certifique-se de que você pode pagar confortavelmente o (s) prêmio (s) que você planeja distribuir. Desenhe um orçamento razoável e cumpri-lo. Não faz sentido se o dinheiro que você ganhar com a venda de seus produtos durante o concurso não puder cobrir o custo de sua execução.
# 5 – Você tem um site ainda?
Crédito da foto: choonsae.info
Sim, você está certo. As pequenas empresas também precisam de sites, mesmo que tenham apenas uma única página.
Como resultado da enorme influência da internet, nosso mundo agora está mais conectado do que nunca. A maioria das pessoas simplesmente usa a internet hoje em dia quando quer encontrar um produto ou serviço.
Com a disseminação de telefones celulares em muitas partes da África, é mais fácil e mais eficiente buscar informações no Google do que perguntar ao ser humano mais próximo.
Digamos que você administre um pequeno negócio de lavanderia e lavagem a seco em Tema (uma pequena cidade em Gana). Sua empresa aparecerá entre os resultados da pesquisa quando um cliente desesperado pesquisar no Google por ” empresas de lavanderia em Tema “?
Possuir seu próprio site não é mais um luxo que apenas grandes empresas desfrutam. A internet tornou possível que todos aproveitem a oportunidade de serem encontrados.
Você pode obter um site gratuitamente hoje em dia e www.blogger.com é um bom lugar para começar. Com uma conta de e-mail do Google, você pode configurar uma única página da web com uma breve descrição de sua empresa, produtos e serviços.
Mais importante, você deve incluir suas informações de contato (endereço físico, telefone e email). Um site é como o seu próprio anúncio de outdoor ou jornal. Obtenha sua pequena empresa representada na internet. Muitas vezes não custa nada e vai beneficiar muito você.
# 6 – Seja listado nos diretórios locais populares
Antigamente, muito antes de termos telefones celulares, havia esses livros muito grandes conhecidos como “Páginas Amarelas”.
Cada pessoa e empresa geralmente tinham seus números de telefone (e às vezes endereços) listados nas Páginas Amarelas.
Como havia menos telefones naquela época (conhecidos como telefones fixos), era fácil conseguir os nomes e números de todos em um único livro. Hoje, com mais de 800 milhões de pessoas com telefones móveis em toda a África e preocupações com a privacidade pessoal, seria impossível fazer isso.
Graças à internet, as pequenas empresas podem ser listadas gratuitamente em diretórios locais.
Quando uma pequena empresa é registrada em um diretório local, as pessoas em todo o mundo podem encontrá-la no mapa e visualizar suas informações de contato. A melhor parte é que você não precisa pagar nada para se registrar nesses diretórios. Alguns dos mais populares são o Google Places, o Yahoo Local e o Bing Places . Como você pode ver, todos esses diretórios são executados pelos grandes gigantes globais da pesquisa na Internet. Suba hoje a bordo e jejue para reivindicar seu lugar!
# 7 – Você está na mídia social?
A mídia social está mudando a forma como os negócios são feitos no mundo de hoje.
Embora agora existam várias plataformas de mídia social em todo o mundo, o Facebook lidera o grupo como a maior comunidade social do mundo, com mais de 1,1 bilhão de usuários registrados em todo o mundo (até 30 de setembro de 2013). Isso é mais do que 15% da população total do mundo.
Redes populares de mídia social como o Facebook são alguns dos principais lugares onde seus clientes em potencial se encontram e faz todo o sentido que você registre sua empresa no Facebook também. (crédito da foto: maziermedia.com)
Na África, o Facebook provou ser popular com mais de 50 milhões de usuários regulares do Facebookno continente (em dezembro de 2012) registrados no site.
As mídias sociais como o Facebook e o Twitter tornam muito fácil para as pessoas (tanto clientes quanto não-clientes) falar sobre seus negócios. Eles podem compartilhar ou twittar sobre seus produtos e serviços e isso permite que você se envolva facilmente com eles.
Para uma lição passo-a-passo sobre como configurar sua própria página de negócios no Facebook, aqui está um tutorial detalhado para você: Como usar o poder das redes sociais para expandir seus negócios.
# 8 – A publicidade online é o caminho a seguir!
Mais pessoas agora dependem da internet para obter informações hoje em dia.
Mais pessoas assistem ao YouTube do que assistem à televisão. Mais pessoas lêem sites de notícias e revistas on-line em vez das versões em papel. Até mesmo grandes empresas reconheceram essa mudança e agora estão investindo mais em publicidade on-line do que as tradicionais.
Uma vez que mais pessoas passam mais tempo na internet, só faz sentido que você as siga até lá.
Existem diferentes formas de publicidade on-line, mas um dos mais populares continua sendo o Programa Google Adwords .
O Google é de longe o maior mecanismo de busca na internet e milhões de pessoas em todo o mundo dependem dele todos os dias para obter informações. Fez mais de US $ 30 bilhões em publicidade online (em 2012) e espera-se que esse número cresça no futuro.
Com um pequeno orçamento diário de US $ 10 a US $ 20 por dia, as pequenas empresas podem atrair milhares de clientes em potencial para comprar produtos e serviços.
No entanto, é importante que você saiba que a publicidade on-line funcionará melhor para sua empresa se você tiver um website para sua empresa. O pequeno vídeo abaixo descreve como funciona o maior programa de publicidade da Internet (Google Adwords).
# 9 – Imprimir e distribuir panfletos
Os folhetos continuam sendo uma maneira simples, mas muito eficaz, de divulgar e divulgar sua empresa. Eles costumam funcionar melhor para pequenas empresas que visam clientes em uma determinada área (como campi universitários, propriedades residenciais, escritórios e áreas industriais).
Para experimentar este método de publicidade, você não precisa investir em folhetos muito caros. Se você tem fundos limitados, é melhor se concentrar mais na mensagem que deseja transmitir e não nas imagens, gráficos ou cores.
Na verdade, você pode criar um simples para si mesmo usando qualquer um dos modelos gratuitos do PowerPoint no seu computador.
Algumas outras ferramentas GRATUITAS que você pode usar para criar folhetos realmente bonitos são o Canva.com e o PicMonkey.com .
Há também outra ótima opção. Por US $ 5, você pode contratar um designer profissional no Fiverr.com de qualquer lugar do mundo para criar um ótimo panfleto ou material de marketing para você.
Você pode distribuir esses panfletos sozinho ou contratar alguma ajuda para trabalhar com você. Colocar os panfletos em carros estacionados e portas de entrada de casa geralmente funcionam bem.
Você também pode encontrar algumas pessoas interessadas que podem querer saber mais sobre sua empresa e fazer perguntas. Esse seria um ótimo momento para aplicar alguma propaganda boca-a-boca à mistura.
Os folhetos funcionaram bem para Colin Thornton , um dos empreendedores inspiradores que descrevemos aqui no Smallstarter.
Quando ele começou seu negócio de conserto de computadores na garagem de seus pais, ele imprimiu alguns panfletos e os compartilhou com as pessoas em sua vizinhança. Foi assim que ele atraiu seu primeiro grupo de clientes e, hoje, ele transformou esses pequenos negócios em uma empresa bem-sucedida de muitos milhões de dólares. Você pode ler sua história de sucesso aqui para se inspirar!
# 10 – Envolva-se no trabalho voluntário
Fazer trabalho voluntário é muitas vezes uma oportunidade negligenciada para desfrutar de publicidade gratuita.
Envolva-se em trabalho voluntário em sua comunidade, igreja ou mesquita. Patrocine um evento ou ofereça seus serviços gratuitamente.
Você já se perguntou por que as grandes empresas inventaram o ‘CSR’, a sigla comum para Responsabilidade Social Corporativa? Por alguma razão, os clientes adoram apoiar empresas que devolvem algo à sociedade de alguma forma.
Na maioria das vezes, tudo o que é necessário pode ser o seu tempo, esforço e encorajamento. Se você planeja usar esse método de publicidade, lembre-se de garantir que todas as doações, patrocínios e suporte sejam feitos em nome da sua empresa e não da sua.
Agora você tem algumas maneiras interessantes de atrair mais clientes para sua empresa. É tempo de ação!
Discutimos várias maneiras simples, baratas, interessantes e criativas de divulgar sua pequena empresa.
Embora alguns métodos possam não funcionar para todos os negócios, você não perderá nada testando-os para ver quais funcionam melhor para você.
Como mencionamos anteriormente, a melhor estratégia de marketing e publicidade é combinar vários desses métodos para aumentar o número de clientes que você pode atrair para sua empresa.
Mais clientes significam mais vendas. Mais vendas significam mais lucros. E os lucros são sempre boas notícias para qualquer pequena empresa!
Você tem tido dificuldades com publicidade e marketing de seus produtos e serviços?
Você já tentou algum dos métodos mencionados acima?
Qual foi o resultado?
Não importa o resultado, bom ou ruim, eu adoraria ouvir de você e compartilhar sua experiência. Você nunca sabe, pode ajudar alguém lá fora.
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Para o seu sucesso!
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